domingo, 3 de abril de 2016

2 de abril de 1964: Auro de Moura Andrade declara vaga a Presidência - 3 de abril de 1964: o povo comemora a deposição de João Goulart!

No dia 2 de abril de 1964, o Presidente do Senado Auro de Moura Andrade declarou vaga a presidência da República, alegando que o Presidente João Goulart abandonara a sede do Governo (Brasília) num momento em que o Brasil passava por uma séria crise.

Fontes:
Auro de Moura Andrade, à serviço do Golpe, declarou vaga a Presidência -- Senado Federal - Portal de Notícias

EBC | Auro de Moura Andrade declara vaga a Presidência da República


Auro de Moura Andrade
Atenção:
O Senhor Presidente da República deixou a Sede do Governo. Deixou a nação acéfala. Numa hora gravíssima da vida brasileira em que é mister que o Chefe de Estado permaneça à frente do seu Governo. Abandonou o Governo. E esta comunicação faço ao Congresso Nacional. Esta acefalia... esta acefalia configura a necessidade do Congresso Nacional como Poder Civil imediatamente tomar a atitude que lhe cabe nos termos da Constituição Brasileira. Para o fim de restaurar nesta Pátria conturbada a autoridade do Governo e a existência de Governo. Não podemos permitir que o Brasil fique sem governo, abandonado. Há sob a nossa responsabilidade, a população do Brasil, o povo, a ordem... Assim sendo declaro vaga a Presidência da República.
Com a deserção de João Goulart, Ranieri Mazzilli, então Presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a presidência da República.


Quase todos os jornais comemoram a volta da legalidade, pois mesmo se alguns achassem que era um golpe, a maioria da população queria o afastamento de João Goulart.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O povo estava feliz. Era a vitória da democracia contra o comunismo. Mesmo que alguns poucos fossem contrários, numa democracia a vontade da maioria DEVE PREVALECER. O Governador de Pernambuco, Miguel Arraes, tinha incitado o povo a pegar em armas, por isso sofreu impeachment e acabou preso.



O jornal Última Hora fazia propaganda para o Presidente João Goulart, era um jornal chapa branca; e isso causou uma grande revolta no povo, que depredou o jornal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
E no dia 3 de abril de 1964, há 52 anos atrás, o jornal O Dia trazia na capa a manchete:
Mais de um milhão de pessoas na "Marcha da Família com Deus, pela Liberdade"! FABULOSA DEMONSTRAÇÃO DE REPULSA AO COMUNISMO
Era a Marcha da Vitória!


E João Goulart (Jango) foi para o exílio no Paraguai.

E no dia 11 de abril de 1964 o Congresso Nacional elegeu Castelo Branco como novo Presidente da República do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário